Gorbachev funda e lidera movimento social-democrata

gorbachev.jpgMikhail Gorbachev, o último líder da União Soviética (URSS), foi eleito, no sábado, para o cargo de responsável máximo da União dos Social-Democratas, por si fundada, com o objectivo assumido de defender os princípios da democracia na Rússia.

Gorbachev, de 76 anos, afirmou diante de cerca de duas centenas de delegados do congresso constituinte do novo movimento o seu empenhamento em “libertar o país das forças extremistas” e promover os valores do liberalismo, deixando ainda claro que a nação russa “não deve renunciar à Europa. A Rússia é parte da civilização europeia”.

Este é o segundo partido político liderado por Gorbachev nos últimos três anos e, segundo os analistas, será improvável que seduza os liberais russos, que se encontram muito divididos.

É de salientar que Gorbachev é mal visto pelos russos, que o culpam pela degradação económica e social consequente da implosão da URSS, apesar de no estrangeiro ser admirado principalmente por ter acabado com a Guerra-Fria.

Em 2001, Gorbachev criou o Partido Social-Democrata da Rússia mas, três anos volvidos, apresentou a demissão da liderança, acabando esta força política por se dissolver.

O «pai da perestroika» tem demonstrado publicamente muita preocupação pelo estado da democracia na Rússia, sem tecer quaisquer críticas contra o actual presidente russo, Vladimir Putin, chegando mesmo a afirmar que “deposita esperanças na gestão do presidente Putin”.

A nova formação política de Gorbachev não poderá, no entanto, participar nas eleições legislativas de Dezembro, uma vez que a data limite para a inscrição de partidos já foi ultrapassada. O antigo dirigente comunista garantiu ainda que não se irá candidatar às presidenciais de 2008.

Texto: Sérgio Mendonça

Fontes: Lusa / France Presse

Foto: Britannica Online Encyclopedia

Anúncios

Etiquetas: , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: