Nova Constituição pode mudar capital da Bolívia

bolivia_bandeira.jpgA Assembleia Constituinte da Bolívia aprovou este domingo a nova Constituição, que pode determinar a mudança da capital do país, de la Paz para Sucre, e que tem de ser submetida a referendo.

A Constituição já aprovada contempla a reeleição do presidente por um período adicional, mas não por tempo indefinido como estava previsto no texto original.

Esta nova versão da Constituição boliviana é defendida pelo presidente socialista Evo Morales e pelo seu partido mas rejeitada pela principal força partidária da oposição, de direita, o “Podemos”, cujos deputados não participaram na votação.

A sessão que levou à aprovação do novo texto constitucional decorreu na cidade andina de Oruvo (a 230 quilómetros a sul de La Paz) e contou com a participação de 160 dos 255 deputados bolivianos, tendo durado mais de 13 horas.

O artigo sexto da nova Constituição, que aborda a questão sobre qual deve ser a capital da Bolívia, voltou a acender a polémica que, durante mais de três meses, paralisou a Assembleia Constituinte. Após a votação artigo por artigo, houve um novo debate sobre este tema e foi aprovada uma redacção do mesmo em que é declarado que Sucre será a capital oficial do país.

A nova Constituição da Bolívia terá agora obrigatoriamente de ser submetida a um referendo, para o qual não há ainda data definida oficialmente, mas que deverá acontecer em Setembro de 2008.

Texto: Sérgio Mendonça

Fonte: Lusa

Anúncios

Etiquetas: ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: