Gripe das Aves: Surto leva Comissão Europeia a impor restrições no leste da Alemanha

aves_h5n1.jpegA Comissão Europeia confirmou esta segunda-feira um surto da estirpe H5N1, a mais perigosa da gripe das aves, numa capoeira com onze frangos em Brandenburgo, no leste da Alemanha, tendo ainda anunciado várias medidas de controlo.

Em comunicado, a Comissão revelou que as medidas para controlar este surto passam pelo abate dos frangos em Landkreis Oberhavel, a norte de Berlim, e pela criação de um anel de protecção de três quilómetros, dentro de outro, de segurança, com 10 quilómetros.

Dentro do anel de protecção, as aves devem ser mantidas na capoeira, não podendo ser transportadas, excepto para o matadouro, nem a sua carne comercializada.

De acordo com o mesmo comunicado, as autoridades alemãs estão a tentar consciencializar os proprietários das aves de forma a que se evite a propagação do vírus H5N1.

Este caso vai ser analisado na próxima quarta-feira por uma comissão de peritos dos 27 estados membros da União Europeia.

De salientar que o H5N1 reapareceu em Junho na Baviera, no sul do país, e, durante o Verão, noutras regiões alemãs, sendo que o último caso conhecido em Brandenburgo data de há um semestre.

Texto: Sérgio Mendonça
Fonte: Lusa

Anúncios

Etiquetas: , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: